Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Competência

Missão, Visão, Valores e Competências

por maisa.baldicera publicado 29/06/2018 09h12, última modificação 01/10/2023 16h17

UNESPAR tem como:

MISSÃO: 

A Universidade Estadual do Paraná tem por missão gerar e difundir o conhecimentocientífico, artístico, cultural, tecnológico, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, nasdiferentes áreas do saber, para a promoção da cidadania, da democracia, da diversidadehumana e da sustentabilidade, em âmbito regional, nacional e internacional .

VISÃO: 

A visão em essência resume a imagem desejada de futuro da instituição, ou seja, traduz como enxergamos a instituição no futuro; ou seja, como queremos a UNESPAR daqui a 10 anos ou o que ela representará para seu contexto neste período.

VISÃO - PDI 2023- 2027  

Ser uma universidade de excelência, pública, gratuita, plural, laica, inclusiva, autônoma, democrática, compromissada coma sociedade, o conhecimento, a cultura e a sustentabilidade.

VALORES INSTITUCIONAIS: 

Os valores representam um conjunto de crenças e normas de conduta que podem determinar decisões importantes e garantir que a convivência entre as pessoas seja pacífica, honesta e justa, orientando as decisões e garantindo alguns princípios que regem as acões humanas na Universidade e que ajudarão a realizar a missão e a visão.

 SÃO VALORES DA UNESPAR

  • Responsabilidade:  compromisso com a instituição, o conhecimento, a cultura, a arte, a sociedade, a qualidade de vida e o ambiente.
  • Respeito à diversidade: compromisso com a pluralidade de pensamentos, crenças e diferenças humanas.
  • Solidariedade: respeito mútuo e adesão às causas coletivas.
  • Ética:  comportamento pautado pelos princípios da democracia, da justiça, da legalidade e da transparência.


COMPETÊNCIAS DA INSTITUIÇÃO

O art. 6º do Estatuto da Instituição prevê que os objetivos gerais para a concretização da missão da Universidade Estadual do Paraná são os seguintes: 

I - promover a ética, a cidadania, a educação de qualidade, a democracia, os direitos humanos, a justiça social, a responsabilidade ambiental, e a diversidade cultural;

II - participar no processo de desenvolvimento humano, social e integral, sustentável e cultural, em âmbito regional, estadual, nacional e internacional; 

III - promover e implementar políticas afirmativas de inclusão social e de igualdade social; 

IV - produzir e difundir o conhecimento científico, artístico, cultural, inerente às atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura; 

V - promover produção artística e o ensino de Arte nas diferentes linguagens; 

VI - estabelecer parcerias de integração e cooperação com as demais redes de ensino municipal, estadual, nacional e internacional; 

VII - promover o intercâmbio cultural, científico, e artístico, com instituições nacionais e internacionais; 

VIII - cooperar com as organizações da sociedade civil, no cumprimento das funções sociais da universidade; 

IX - participar na formulação, implementação e controle social das políticas públicas das diferentes instâncias de governo.


Conheça mais sobre o Plano de Desenvolvimento Institucional da Unespar para o período (2023/2027)

Conheça o Regimento Geral da Unespar

Conheça o Estatuto da Unespar

Plano de Trabalho do NICs