Você está aqui: Página Inicial > Menu Principal > Programas e Projetos

Programas e Projetos

por Brasil publicado 04/06/2013 09h58, última modificação 01/10/2023 16h03

Programas

Como consta no Artigo 4º  em seu Estatuto, é missão da Universidade Estadual do Paraná "gerar e difundir o conhecimento científico, artístico-cultural, tecnológico e a inovação, nas diferentes áreas do saber, para a promoção da cidadania, da democracia, da diversidade cultural e do desenvolvimento humano e sustentável, em nível local e regional, estadual, nacional e internacional".


Projetos

       Pesquisa, extensão e cultura

Do Art. 89 do Regimento da UNESPAR "a pesquisa, a extensão e a cultura são concebidas em estreita vinculação com o ensino e se desenvolvem na forma de atividades permanentes ou projetos com prazo determinado, sob a responsabilidade dos Centros de Áreas isoladamente ou de forma integrada com outros centros e campi, ou ainda, com outras instituições, sob a orientação geral das respectivas Pró-Reitorias."

Ações

       Dos Colegiados de Curso de Graduação ou de Programas de Pós-Graduação:

Do Art. 32, item I e item V, listado no Regimento da UNESPAR  "aos Colegiados de Curso de Graduação ou de Programas de Pós-Graduação compete:

I. aprovar a programação e execução das atividades acadêmicas de seu respectivo Curso ou Programa;

[...] 

V. propor, aprovar e acompanhar ações para as diversas modalidades de planejamento de ensino do Curso ou Programa;"


Objetivos, Metas e Estratégias de Ações 

        No Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI - 2023-2027) apresentamos os Quadros de Objetivos, Metas e Ações, das Políticas de Planejamento e Avaliação Institucional, da Política de Desenvolvimento Institucional, das Políticas Acadêmicas e de Direitos Humanos e das Políticas de Gestão e de Infraestrutura.

     O Planejamento estratégico se remete ao conjunto de regras de tomada de decisão que irá direcionar o comportamento futuro da UNESPAR, no que tange ao estabelecimento dos seus objetivos, metas e ações, ao desenvolvimento de suas relações como meio externo, à implantação de suas relações e processos internos e à readequação de suas políticas operacionais (ANSOFF; McDONNEL, 1993).

          Em outras palavras, os objetivos são as representações concretas de onde a UNESPAR quer chegar ou o que pretende alcançar em um período longo. A Meta direciona onde queremos chegar, é operacional, específica e define o tempo. As Ações são atividades que serão realizadas de uma forma organizada, seguindo uma metodologia e contendo especificações guiadas por uma meta com base nas estratégias formalizadas.

            Navegue no documento (PDI-2023-2027) para conhecer mais sobre o planejamento da universidade até 2027 apropriando-se das Políticas, dos Objetivos, das Metas e das Ações para a nossa universidade.

(clique aqui)

registrado em: , ,